Git
Português (Brasil) ▾ Topics ▾ Latest version ▾ git-gui last updated in 2.33.1

NOME

git-gui - Uma interface gráfica portátil para o Git

RESUMO

git gui [<comando>] [argumentos]

DESCRIÇÃO

Uma interface gráfica baseada em Tcl / Tk para o Git. O git gui se concentra em permitir que os usuários façam alterações no seu repositório fazendo novos commit, melhorando os já existentes, criando ramificações, realizando mesclagens locais e buscando/impulsionando para os repositórios remotos.

Diferentemente do gitk, o comando git gui se concentra na geração do commit e na anotação única do arquivo e não exibe o histórico do projeto. No entanto, ele fornece as ações do menu para iniciar uma sessão gitk a partir do comando git gui.

Sabe-se que o git gui funciona em todos os sistemas UNIX populares, no Mac OS X e no Windows (tanto no Cygwin quanto no MSYS). Na medida do possível, são seguidas as diretrizes específicas do Sistema Operacional quanto a interface do usuário, tornando o comando git gui como uma interface bastante nativa para os usuários.

COMANDOS

blame

Inicie um visualizador "blame" em determinado arquivo na versão informada (ou no diretório de trabalho, caso não seja informado).

browser

Inicie a navegação na árvore exibindo todos os arquivos no commit especificado. Os arquivos selecionados pelo navegador são abertos no visualizador "blame".

citool

Inicie o git gui e organize para fazer exatamente um commit antes de encerrar e retornar ao shell. A interface é limitada a apenas as ações do commit, reduzindo um pouco o tempo da inicialização do aplicativo e simplificando a barra de menus.

versão

Exiba a versão atual do git gui em execução.

Exemplos

git gui blame Makefile

Exibe o conteúdo do arquivo Makefile no diretório de trabalho atual e fornece as anotações do autor original de cada linha, informando quem foi que moveu a linha para o seu local atual e respectivas alterações. O arquivo que não foi feito o commit é anotado e as alterações não confirmadas (se houver) são explicitamente atribuídas a Ainda não confirmado.

git gui blame v0.99.8 Makefile

Exibe o conteúdo da versão do Makefile na revisão v0.99.8 e informa as suas respectivas anotações em cada linha. Diferente do exemplo acima, o arquivo é lido no banco de dados do objeto e não no diretório de trabalho.

git gui blame --line=100 Makefile

Carrega anotações conforme descrito acima e rola automaticamente a exibição para centralizar na linha de número 100.

git gui citool

Faça um commit e retorne ao shell quando estiver concluído. Este comando retorna um código diferente de zero na saída caso a janela seja fechada de alguma outra maneira que não seja ao fazer um commit.

git gui citool --amend

Entre automaticamente no modo Altere o Último Commit da interface.

git gui citool --nocommit

Se comporta como o "citool" normal mas em vez de fazer um commit, simplesmente encerre com um código de saída igual a zero. Ele ainda verifica se o índice não contém entradas que não foram mescladas, para que você possa utilizá-lo como uma versão gráfica do git-mergetool[1]

git citool

O mesmo que git gui citool (acima).

git gui browser maint

Exibe um navegador para a árvore do ramo maint. Os arquivos selecionados no navegador podem ser visualizados com o visualizador interno.

VEJA TAMBÉM

gitk[1]

O navegador do repositório Git. Exibe as ramificações, o histórico do commit e a diferença dos arquivos. O gitk é o utilitário iniciado através das ações da Visualização do Repositório git gui.

Outros

O git gui é atualmente mantido como um projeto independente, porém as versões estáveis são distribuídas como parte do pacote Git para a conveniência dos usuários finais.

O repositório oficial do projeto git gui pode ser encontrado em:

https://github.com/prati0100/git-gui.git/

GIT

Parte do conjunto git[1]