Git
Português (Brasil) ▾ Topics ▾ Latest version ▾ git-help last updated in 2.33.0

NOME

git-help - Exiba informações de ajuda sobre o Git

RESUMO

git help [-a|--all [--[no-]verbose]] [-g|--guide]
	   [-i|--info|-m|--man|-w|--web] [COMMAND|GUIDE]

DESCRIÇÃO

Sem opções e sem informar "COMMAND" ou "GUIDE", serão exibidos na saída padrão um resumo do comando git e uma lista dos comandos Git mais comumente utilizados.

Caso a opção --all ou -a seja utilizada, todos os comandos disponíveis serão exibidos na saída padrão.

Caso a opção --guide ou -g seja utilizada, uma lista dos guias úteis do Git também será exibida na saída padrão.

Caso um comando, ou um guia, seja utilizado, uma página do manual para esse comando ou guia será exibido. É predefinido que o programa man seja utilizado para esta finalidade, porém pode ser substituído por outras opções ou variáveis de configuração.

Caso um apelido seja utilizado, o git exibe a definição do apelido na saída padrão. Para ver a página do manual para o comando ou apelido em questão, utilize git COMMAND --help.

Observe que o git --help ... é idêntico ao git help ... porque o primeiro é convertido internamente para o último.

Para exibir a página do manual git[1], utilize o comando git help git.

Esta página pode ser exibida com git help help ou git help --help

OPÇÕES

-a
--all

Exiba todos os comandos disponíveis na saída padrão. Esta opção substitui qualquer outro comando ou nome da guia.

--verbose

Quando utilizado com a opção --all, imprima todas as descrições para todos os comandos que forem reconhecidos. Esta é a predefinição.

-c
--config

Liste todas as variáveis de configuração disponíveis. Este é um breve resumo da lista em git-config[1].

-g
--guides

Exibe uma lista das guias úteis na saída padrão. Esta opção substitui qualquer outro comando ou nome da guia.

-i
--info

Exiba a página do manual do comando no formato info. O programa info será utilizado para este fim.

-m
--man

Exiba a página do manual para o comando no formato man. Esta opção pode ser utilizada para substituir um valor definido na variável de configuração help.format.

É predefinido que o programa man será utilizado para exibir a página do manual, mas a variável de configuração man.viewer pode ser utilizada para configurar outros programas de exibição (veja abaixo).

-w
--web

Exiba a página do manual do comando no formato web (HTML). Um navegador da web será utilizado para este fim.

O navegador da web pode ser definido utilizando a variável de configuração help.browser ou` web.browser` se o primeiro já não esteja definido. Caso nenhuma destas configurações sejam definidas, o script de ajuda git web{litdd}browse (invocado através do comando git help) por predefinição será escolhida a melhor opção. Para obter mais informações, consulte git-web--browse[1].

VARIÁVEIS DE CONFIGURAÇÃO

help.format

A variável de configuração help.format será verificada caso nenhuma opção na linha de comando for utilizada. Os seguintes valores são compatíveis com esta variável; eles fazem com que git help se comporte como a sua opção na linha de comando correspondente:

  • "man" correspondente a -m|--man,

  • "info" correspondente a -i|--info,

  • "web" ou "html" correspondente a -w|--web.

help.browser, web.browser e browser.<ferramenta>.path

O help.browser, web.browser e browser.<ferramenta>.path também serão averiguados caso o formato web seja selecionado (seja por uma opção na linha de comando ou por uma variável de configuração). Consulte -w|--web na seção OPÇÕES acima e git-web--browse[1].

man.viewer

A variável de configuração man.viewer será verificada caso o formato man seja selecionado. Os seguintes valores são compatíveis atualmente:

  • O "man": utiliza o programa man como de costume,

  • o "woman": utiliza o emacsclient para iniciar o modo "woman" no emacs (isso só funciona a partir das versões 22 do emacsclient),

  • o "konqueror": utiliza o kfmclient para abrir a página do manual em uma nova guia do konqueror (consulte Nota sobre o konqueror abaixo).

Os valores para as outras ferramentas podem ser utilizadas caso haja uma entrada de configuração correspondente man.<ferramenta>.cmd (veja abaixo).

Vários valores que podem ser utilizados na variável de configuração man.viewer. Os seus programas correspondentes serão tentados na ordem listada no arquivo de configuração.

Esta configuração por exemplo:

	[man]
		viewer = konqueror
		viewer = woman

tentará utilizar o konqueror primeiro. Mas isso pode falhar (caso a variável DISPLAY não estiver definido por exemplo) e nesse caso, será feito a tentativa no modo woman do emacs.

Caso tudo falhe, ou caso nenhum visualizador esteja configurado, será feito uma tentativa no visualizador especificado na variável de ambiente GIT_MAN_VIEWER. Caso isso também falhe, o programa man será testado mesmo assim.

man.<ferramenta>.path

Você pode informar de forma explicita um caminho completo para o seu visualizador man preferido, definindo a variável de configuração man.<ferramenta>.path. Por exemplo, você pode configurar o caminho absoluto para o konqueror, configurando man.konqueror.path. Caso contrário, git help assume que a ferramenta está disponível no seu PATH.

man.<ferramenta>.cmd

Quando o visualizador man, definido através das variáveis de configuração man.viewer, não estiver entre as que são compatíveis, a variável de configuração correspondente man.<ferramenta>.cmd será pesquisada. Caso essa variável exista, a ferramenta informada será tratada como um comando personalizado e um shell eval será utilizado para executar o comando com a página do manual passada como argumentos.

Uma observação sobre o konqueror

Quando o konqueror for definido na variável de configuração man.viewer, iniciamos o kfmclient para tentar abrir a página do manual em um konqueror já aberto porém, em uma nova guia, se for possível.

Para uma maior consistência, também tentamos esse truque caso man.konqueror.path esteja definido em algo como UM_CAMINHO_PARA_O/konqueror. Significa que em vez disso, tentaremos iniciar o UM_CAMINHO_PARA_O/kfmclient.

Caso você realmente queira utilizar usar o konqueror, faça o seguinte:

	[man]
		viewer = konq

	[man "konq"]
		cmd = O_CAMINHO_PARA_O/konqueror

Observação sobre o comando git config --global

Observe que todas estas variáveis de configuração, provavelmente devem ser definidas utilizando a opção --global, assim por exemplo:

$ git config --global help.format web
$ git config --global web.browser firefox

como provavelmente são mais específicos do usuário do que do repositório. Para mais informações, consulte git-config[1].

GIT

Parte do conjunto git[1]