Git

NOME

git-symbolic-ref - Lê, altera e exclui refs simbólicas

RESUMO

git symbolic-ref [-m <motivo>] <nome> <ref>
git symbolic-ref [-q] [--short] <nome>
git symbolic-ref --delete [-q] <nome>

DESCRIÇÃO

Ao informar uma opção, lê em qual cabeçalho do ramo a referência simbólica informada se refere e gera o seu caminho em relação ao diretório .git/. Normalmente você utilizaria o HEAD como uma opção <nome> para ver em qual ramo a sua árvore de trabalho está.

Quando foi dois argumentos fortem utilizados, cria ou atualiza uma referência simbólica <nome> para apontar para o ramo <ref> informado.

Ao utilizar --delete e um argumento adicional, exclui a referência simbólica informada.

Uma ref simbólica é um arquivo regular que armazena um texto string que começa com ref: refs/. Como por exemplo, o seu .git/HEAD é um arquivo regular cujo conteúdo seja ref: refs/heads/master.

OPÇÕES

-d
--delete

Exclua o <nome> da "ref" simbólica.

-q
--quiet

Não emita uma mensagem de erro caso o <nome> não seja uma referência simbólica, e sim um HEAD desanexado; em vez disso, saia com uma condição diferente de zero de forma silenciosa.

--short

Ao exibir o valor de um <nome> como uma "ref" simbólica, tente encurtar o valor, como, por exemplo, de refs/heads/master para master.

-m

Atualiza o "reflog" para um <nome> com um <motivo>. É válido apenas durante a criação ou a atualização de uma "ref" simbólica.

OBSERVAÇÕES

No passado, .git/HEAD era um link simbólico apontando para refs/heads/master. Quando queríamos mudar para um outro ramo, fizemos ln -sf refs/heads/newbranch .git/HEAD, e quando queríamos descobrir em qual ramo estávamos, fazíamos readlink .git/HEAD. Como os links simbólicos não são totalmente portáteis, eles agora estão obsoletos e as referências simbólicas (conforme descrito acima) são utilizada de forma predefinida.

O comando git symbolic-ref encerrará com a condição 0 caso o conteúdo da ref simbólica tenha sido impresso corretamente, com a condição 1 caso o nome solicitado não seja uma ref simbólica ou 128 caso ocorra um outro erro.

GIT

Parte do conjunto git[1]